0 0
Read Time4 Minute, 13 Second

Não é novidade pra ninguém que a aliança carrega uma simbologia incrível, afinal de contas, ela expressa os sentimentos das pessoas e são capazes de despertar várias emoções nas pessoas. E no post de hoje vamos te apresentar os diversos tipos de alianças e os seus respectivos significados.

Para começar, devemos entender desde os primórdios, como surgiu a aliança e qual o caminho ela percorreu para ter os significados que tem hoje.

 

A origem da Aliança

A origem etimológica da palavra “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “compor” ou “ligar-se a”, traz um significado de união e proximidade, portanto, as alianças firmam um pacto de compromisso.

Os faraós do Antigo Egito foram os primeiros a utilizar o acessório, que significava “por toda a eternidade”. 

A aliança significava (e ainda significa) que o amor não teria fim. Com o passar do tempo, essa cultura foi espalhada pelo mundo e aperfeiçoada e hoje já encontramos peças para todos os gostos.

O anel é utilizado no quarto dedo da mão esquerda e isso deve a uma veia que leva diretamente ao coração – essa ideia também veio dos gregos. 

Por outro lado,  a ideia do noivado aconteceu no ano 860, por decreto do Papa Nicolau. O objetivo era mostrar uma afirmação pública sobre a intenção dos noivos.

Enfim, a história da aliança é antiga, ela representa um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Afinal, é um símbolo material que representa um elo entre duas pessoas, que compartilham todas as emoções, sejam elas boas ou não, das suas vidas.

Atualmente, existem diversos tipos de aliança, desde os mais discretos aos mais chamativos. Vamos conhecer cada um deles:


Alianças de compromisso ou namoro

aliança de compromisso

Não sendo uma obrigatoriedade, a aliança de compromisso é a primeira que o casal utiliza para firmar o seu comprometimento perante a sociedade. 

Ela representa a fidelidade e mostra às pessoas que aquele casal em um relacionamento sério.

Esse tipo de aliança é utilizada no dedo anelar da mão direita e normalmente o casal investe em alianças de prata, geralmente sem texturas ou pedras. 

Aqui na Gióg Joias você pode encomendar sua aliança de namoro, só clicar aqui.


Aliança de noivado

aliança de noivado

O anel de noivado é o grande símbolo do pedido de casamento!

Assim, há um pedido oficial em que a mulher (ou ambos) passam a utilizar esse tipo de peça. Quando acontece o casamento, a aliança é trocada.

Em maioria esse tipo de aliança é confeccionado com diamantes. Nas últimas décadas, essa é a pedra preciosa que tem carregado todo o significado do noivado, não só por sua beleza, mas também por simbolizar a perpetuidade do amor.

Dessa forma, de alguma maneira, o anel de noivado representa aquilo que ouvimos falar por aí e que, de certa forma, está gravado em nossas mentes. Quando vemos uma pessoa com um anel de noivado nas mãos, sabemos que ela está comprometida e vai se casar em breve.

Confira alguns modelos de anel de noivado, clique aqui.


Aliança de casamento

aliança de casamento

Tradicionalmente a aliança de casamento é dourada, feita de ouro. O casal declara, oficialmente, o seu amor e selam o pacto entre eles. Podendo ou não haver uma cerimônia de casamento. 

A aliança é trocada de dedo, passando da mão direita para a esquerda, continuando no dedo anelar. 

No caso da noiva ter optado pelo formato de anel solitário durante o pedido de casamento, ela pode continuar utilizando essa peça junto à aliança de casamento.

Confira alguns modelos de alianças, clique aqui.


Aliança de renovação de votos

A renovação de votos é uma cerimônia que acontece para reafirmar o amor do casal.

Pode ser realizado após alguns aniversários de casamento (sejam meses, anos ou após um período morando juntos). É um momento para reafirmar os laços e mostrar que o carinho e o companheirismo continuam. 

Assim, acontece a troca de alianças, como uma simbologia para renovar os laços de amor e a fidelidade.


>> Confira: 5 dicas de aplicativos de moda para você montar seu look!


Conclusão

Notamos que existem diversos tipos de alianças que você pode apostar para reafirmar o compromisso e o amor, certo? Assim, uma dúvida muito comum é sobre qual é a melhor aliança. 

E com isso, ressaltamos sempre que o mais importante é escolher uma peça incrível que representa a sua personalidade e a do seu companheiro(a). Encontrar a aliança ideal é importante para tornar o momento ainda mais perfeito e inesquecível.

Dito isso, também é essencial avaliar o custo-benefício e investir em materiais de qualidade. Afinal, a aliança será utilizada todos os dias, praticamente em todos os momentos, então, precisa ser muito boa, certo?

Por isso aqui na Gióg, todas nossas joias possuem garantia eterna e são feitas sob encomenda para deixar tudo ainda mais especial.

E se você estiver procurando pela aliança perfeita, sugiro que nos mande uma mensagem e nós te mostraremos todos nossos modelos. Garanto que você vai amar! Clique aqui e fale com a gente.

Gostou do conteúdo? Portanto não perca nenhuma novidade, nos acompanhe nas redes sociais:

Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube